Jogar RPG faz bem para você
Entenda os benefícios de jogar RPG de mesa
Dungeons & Dragons e outros RPGs de mesa estão ficando populares novamente, embalados pela nostalgia dos anos 80 e 90, por softwares como o Roll20 que permitem montar grupos de jogo online e por novos modelos de publicação e financiamento coletivo.
Ainda assim, quando se fala em D&D, Vampiro ou outros jogos do gênero, é comum ouvir comentários preconceituosos, associando o jogo a “cultos satânicos” ou a nerds introvertidos e sem vida social. Mas você já parou para pensar nos benefícios que esse hobbie traz para quem joga?
Com mais de 20 anos jogando RPG, lendo e escrevendo sobre o assunto, acompanhando os altos e baixos do mercado editorial, posso afirmar com tranquilidade: jogar RPG faz bem. Confira a seguir algumas das vantagens que os Roleplay Games oferecem para seus jogadores!
Jogar RPG estimula a leitura e amplia o vocabulário
Para jogar RPG de mesa, você precisa de poucas coisas: um grupo de amigos, uma ficha de personagem, lápis, dados e imaginação. Antes disso, também precisa dar uma lida no livro de regras do jogo.
Você vai querer ler pelo menos a parte sobre criação de personagens, com as descrições e mecânicas das diferentes raças, classes, clãs, equipamentos que pode usar e por aí vai. Também é bom conferir o sistema de combate e as regras para resolver outros testes, talvez saber mais sobre o sistema de magia, dependendo do personagem com o qual vai jogar.
Não vai demorar para você querer saber mais sobre o cenário em que está jogando. Se é um cenário publicado pela editora do jogo (e não um mundo ficcional criado pelo Mestre do Jogo, por exemplo), é provável que vá encontrar livros e mais livros descrevendo a geografia, personagens famosos, criaturas lendárias, a história e outras curiosidades que vão enriquecer ainda mais o seu jogo.
Na minha opinião, poucos passatempos são capazes de estimular a leitura de forma tão eficiente quanto o RPG de mesa. Seja D&D, Tormenta, Reinos de Ferro, Pathfinder, Leda dos Cinco Anéis ou qualquer outro jogo, você vai se ver envolto por livros e mais livros com centenas de páginas em pouco tempo. É muita coisa para ler e com um vocabulário mais amplo do que o que você adquire assistindo televisão ou vídeos no YouTube.
Bônus: pratique outro idioma!
Mesmo com uma oferta bastante variada de RPGs em português, você sempre vai encontrar ainda mais conteúdo e jogos diferentes quando olha para a quantidade de jogos e suplementos publicados em inglês.
Da mesma forma que esses livros estimulam a leitura, também são muito úteis para praticar inglês ou outro idioma, já que você vai ler MUITO e com atenção, seja para levar esse conhecimento para sua mesa de jogo ou simplesmente pela diversão de saber mais sobre o cenário do seu RPG favorito!
Vou dar dois exemplos reais aqui: quando eu tinha uns 15 anos de idade e falava um inglês mais ou menos, estava visitando uma loja de quadrinhos em Curitiba e convenci minha mãe a comprar Mage: The Sorcerers Crusade e Dark Ages: Vampire, dois calhamaços enormes com letras minúsculas, capa dura e totalmente em inglês. Devorei cada página daqueles livros por meses e ainda estão entre meus cenários favoritos. Meu inglês melhorou muito por causa disso, ao menos na leitura.
Uns três anos depois, eu adquiri um exemplar de Kult, um RPG europeu MUITO aterrorizante e perturbador (era o fim do milênio, com todas aquelas paradas dark e místicas da época). Também era bem raro de se encontrar por aqui.
Para minha sorte, era uma edição em espanhol, que eu entendia mal e porcamente, mas vamos lá, eu sabia que não encontraria aquele jogo de novo e depois de ler os livros anteriores, perdi o medo de tentar compreender os mistérios de outro idioma estrangeiro. Aprendi a falar um monte de coisas sombrias em espanhol, mas valeu o esforço!
Jogar RPG estimula o cérebro de diferentes maneiras
Jogar uma partida de RPG é, entre outras coisas, se sentar em grupo para contar histórias, uma das práticas mais antigas da Humanidade, e que tem efeitos incríveis sobre o seu cérebro.
Ao jogar RPG você está contando uma história de forma compartilhada com outras pessoas. Seu cérebro precisa entender a linguagem, conectar causa e efeito do que está sendo narrado, ligar esses eventos com coisas que aconteceram em sessões de jogo anteriores e criar em tempo real a sua participação nos eventos, seja planejando ações ou improvisando as falas do seu personagem.
Seja no papel do Mestre do Jogo ou controlando um único personagem, sua criatividade será estimulada durante uma partida de RPG. Narrar os eventos e encontros, solucionar problemas apresentados pelo Mestre e interpretar seu personagem de forma divertida e lidar com as situações inesperadas criadas pelos jogadores.
Uma mesa de RPG é sempre uma aventura cheia de possibilidades para estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Não é por acaso que muitos escritores e roteiristas são jogadores de RPG. George R. R. Martin criou todo um universo de super-heróis ao redor, Wild Cards, ao redor da sua mesa de jogo. Eduardo Sphor (A Batalha do Apocalipse), Matt Groening (Os Simpsons) e Vin Diesel são outros entusiastas bastante conhecidos do RPG de mesa.
Jogar RPG desenvolve o pensamento analítico
Criar e evoluir um personagem de RPG pode parecer uma atividade simples mas alcançar o resultado desejado, seja traduzir em números os comportamentos e excentricidades do seu bardo ou criar o mais poderoso guerreiro que já usou uma espada de duas mãos, não é nada fácil.
Da mesma forma, o grupo aprende a pensar de forma analítica para solucionar da melhor maneira possível os conflitos e problemas propostos pelo Mestre. RPG é um raro tipo de jogo em que todos ganham e o trabalho em equipe é essencial para o sucesso.
Bons jogadores tendem a observar não só o que seus personagens conseguem fazer em uma determinada situação, mas como os poderes e habilidades dos outros personagens podem ajudar a solucionar cada encontro.
Jogar RPG desenvolve suas habilidades sociais
Uma sessão de RPG é antes de qualquer outra coisa, uma atividade social. Você vai se encontrar com um grupo de amigos, bater papo e interagir cara a cara com eles por algumas horas, na casa de algum dos membros do grupo ou em um lugar público.
Mesmo jogadores mais tímidos se soltam durante um sessão de jogo, interpretando seu personagem e comentando as ações dos companheiros.
Além disso, é natural conversar sobre outros tópicos antes e depois das sessões, emendar um lanche ou uma pizza depois da partida, discutir as últimas novidades dos jogos favoritos ou o filme mais recente da Marvel, por exemplo.
E quando você já domina um jogo ou cenário, é fácil entrar em uma conversa em uma loja especializada ou nos corredores de uma convenção, trocar ideias sobre novos suplementos ou o card game baseado no seu RPG favorito, mesmo com pessoas que até instantes atrás eram completos desconhecidos.
O RPG é um hobbie que vem acompanhado por uma rede social própria.
Nem sempre é fácil para alguém fazer novos amigos. Mas a interação social praticamente obrigatória em um grupo de RPG ajuda a desenvolver laços e encontrar outras pessoas com interesses parecidos com os seus.
Para adultos com uma vida ocupada, jogar RPG é um ótimo motivo para manter contato frequente com um círculo de amigos. Manter uma regularidade nas sessões de jogo pode ser um desafio nesses casos, mas é sempre um encontro gratificante!
Publicar comentário