Rogue Trader é o Baldur’s Gate da franquia Warhammer 40K
Um RPG com combate por turnos ambientado no fantástico universo de fantasia sombria espacial de Warhammer 40K, Rogue Trader chegou recentemente ao Game Pass e por isso, decidi revisitar esta análise que fiz do game em seu lançamento no final de 2023.
Warhammer 40,000 é uma das franquias mais influentes da cultura pop, mesmo parecendo sempre relegada ao tal do “mercado de nicho”: seus jogos de miniaturas, RPGs e livros inspiram muitas outras obras, mas nunca ganham o lugar merecido no centro do palco, coisa que talvez mude com a série estrelada por Henry Cavil. Ou não. Rogue Trader não mudou isso, mas serve como uma das melhores portas de entrada para este universo, ao lado do frenético Space Marine 2 e, na minha opinião, do RPG de ação Inquisitor Martyr.
Assista ao trailer de lançamento do jogo, divulgado no The Game Awards 2023:
Se a sua principal referência de RPG é Baldur’s Gate III, Rogue Trader vai te divertir: também é um RPG por turnos, em que você cria seu personagem escolhendo entre diferentes classes, com uma mistura de fantasia e ficção científica sombria. Não demora para ele se juntar a outros “aventureiros” e se meter em uma conspiração que vai levar o grupo por diversos mundos cheios de perigos, enquanto discutem e suspeitam uns dos outros. Parece familiar?
Rogue Trader é uma produção da Owlcat, uma das melhores desenvolvedoras ocidentais de jogos de RPG por turnos atualmente. É o estúdio das adaptações digitais de Pathfinder (meu RPG de mesa favorito nos últimos anos) como Wrath of the Righteous e o excelente game de Pathfinder: Kingmaker. O jogo está disponível para PC e para consoles PlayStation e Xbox, e entrou no catálogo do Game Pass em fevereiro de 2025.
Como é jogar Rogue Trader?

Aqui, o jogador assume o controle de um Rogue Trader, comandando uma nave enorme que viaja pelos sistemas da Koronus Expanse, uma região pouco explorada do Império, cheia de riquezas para conquistar e ameaças que vão muito além de monstros e piratas siderais. A trama do jogo vai envolver várias facções, classes de personagem e criaturas de Warhammer 40K, incluindo os Space Marines, Xenos, Psykers e muitos outros. As cerca de 65 horas da campanha principal são como um ‘menu degustação’ pelo universo Warhammer 40,000.
Diferente de Baldur’s Gate e outros RPGs mais convencionais, os personagens do grupo do jogador se odeiam, cada um tem seus próprios motivos para desgostar dos colegas, o que resulta numa dinâmica mais tensa nos diálogos, que são muitos e longos. É um detalhe que eu gosto bastante, porque apresenta bem as facções e crenças deste universo. É preciso entender bem inglês, pois como se espera, há muitas conversas, regras, informações, textos pra todo lado – e nada de localização brasileira.
As conversas e testes de habilidade são frequentes e tão importantes quanto os combates, podendo levar o personagem em direções inesperadas e provocar mudanças de alinhamento, como consequências das ações. Pois é, há um sistema de alinhamento e não é nem um pouco sutil, com um aviso ao lado de cada opção de diálogo sobre o que pode acontecer e qual sua chance de sucesso.
Já o combate, tanto com os personagem no chão quanto entre as naves, me parece bem inspirado nos jogos de tabuleiro de Warhammer 40K, o ‘habitat natural’ da franquia. É bem legal e certamente vai divertir os jogadores que preferem à ação e pancadaria ao invés de longas discussões e interações sociais.
Cada classe de personagem (e subclasses que podem ser desbloqueadas conforme suas ações) tem várias habilidades únicas, desbloqueadas conforme o personagem evolui, o que permite combinações variadas e estratégicas. A Owlcat é experiente nesse tipo de jogo e isso se nota claramente nas batalhas.
Desde o lançamento em dezembro de 2023, o jogo recebeu várias atualizações e há uma série de conteúdos extras disponíveis também para quem quiser se aprofundar ainda mais neste universo. A ausência de localização em português ainda é uma barreira para muita gente, mas se não é um problema para você, a chegada de Rogue Trader ao Game Pass (tanto no PC quanto nos consoles Series X e S) pode ser o momento ideal para mergulhar de cabeça nesta aventura.
Warhammer 40,000: Rogue Trader está disponível para PC, Mac, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Publicar comentário