Rally Arcade Classics é ótima pedida para acelerar no Steam Deck

Um projeto apaixonado dos desenvolvedores independentes da NETK2GAMES, Rally Arcade Classics é um jogo de corrida simples e direto ao ponto, que segue a fórmula “menos é mais” para entregar um ótimo joguinho de rally que parece ter sido projetado com computadores portáteis em mente, como o ROG Ally ou o Steam Deck. O jogo lançado em setembro de 2024 para PC recebeu no mês seguinte uma atualização que o tornou 100% verificado para jogar no portátil da Valve. Após passar um fim de semana acelerando em suas pistas, posso garantir que se você procura um jogo de corrida direto ao ponto para se divertir no Steam Deck, vai encontrar aqui.

Inspirado em clássicos do gênero como Collin McRae Rally e com mecânicas que remetem aos Gran Turismo de antigamente, Rally Arcade Classics traz 44 carros de corrida icônicos das décadas de 70,80, 90 e dos  anos 2000, prontos para correr por seus 48 traçados em estradas de cascalho, terra e asfalto, em diversas modalidades como Time Attack, Versus, Corrida, Drift e, claro, Rally. Confira o trailer do jogo, disponível no Steam:

Visualmente, o jogo é simples e não vai exigir nenhum computador da NASA para exibir seus traçados. Não chega a ser “low poly” como um Art of Rally ou outros projetos do gênero, como Tokyo Drift ou o brasileiro Horizon Chase 2, mas também não é super detalhado como um Forza Horizon 5. O foco está na competição e no aperfeiçoamento da habilidade do jogador. Como o próprio nome do jogo indica, Rally Arcade Classics não é  um simulador, mas um legítimo jogo de corrida arcade, que lembra o icônico Sega Rally, por exemplo.

Como é jogar Rally Arcade Classics

Os carros e competições de Rally Arcade Classics são divididos em categorias de acordo com a potência. É preciso desbloquear cada nova categoria de veículo adquirindo licenças, bem nos moldes de Gran Turismo. Cada licença envolve 10 provas curtas e é preciso obter uma quantidade mínima de estrelas para passar no teste. As estrelas são usadas também para desbloquear os testes de licença seguintes, mais provas para competir e até mesmo modos de jogo, como o Arcade.

Mesmo sem licenças oficiais, os carros de Rally Arcade Classics são réplicas bem feitas de ícones do esporte
Mesmo sem licenças oficiais, os carros de Rally Arcade Classics são réplicas bem feitas de ícones do esporte

Além das licenças, o seu tempo em cada prova define se você vai ganhar um troféu de Bronze, Prata ou Ouro. Cada troféu rende uma quantidade de dinheiro (2o para Bronze, 50 para Prata e 100 para Ouro). Essa grana vai se acumulando e é usada para comprar novos carros. Nenhum carro é licenciado oficialmente, mas são réplicas bem feitas de bólidos clássicos do rally. Há algumas opções de cores para os veículos, sem custo algum, que são basicamente todas as opções de personalização disponíveis. Também há opções de câmera, selecionadas através do menu de configuração e não durante as provas: duas opções (bastante) afastadas da traseira, a padrão que é a câmera perto da traseira, uma câmera no capô e outra no para-choque. Não há câmera dentro do carro. Particularmente, fiquei mais confortável com a câmera próxima da traseira do carro, mas recomendo você experimentar e escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de pilotagem.

Os modos de jogo são os seguintes:

Licences: Aqui é onde tudo começa – e para onde você vai voltar de tempos em tempos. Passe nos testes para desbloquear a licença de direção e competir em categorias mais rápidas e potentes. Cada licença consiste em 10 provas, em que você vai acelerar contra o tempo pilotando os diferentes carros daquela categoria.

Tour: Acelere em uma variedade de modalidades e desafios, passando por quatro países, para acumular estrelas e dinheiro, enquanto busca o topo dos placares globais. Dá para passar muito tempo competindo neste modo e acredito, é a melhor opção para uma corridinha no Steam Deck quando você tem pouco tempo para jogar durante o dia.

Arcade: São 16 desafios clássicos em que você compete contra quatorze outros carros em quatro pistas diferentes. Lembra bastante os clássicos fliperamas de corrida e jogos como Sega Rally.

Rally: O modo principal do jogo. Você vai pilotar por um dos quatro rallies, correndo contra pilotos lendários para conquistar a taça de ouro. Há três níveis de dificuldade para selecionar, três categorias de carros para escolher e um elevado nível de replay enquanto se busca dominar os traçados para diminuir o tempo de cada trecho em alguns segundos. Quem tem saudade dos jogos de Collin McRae vai se sentir em casa!

Events: Uma adição mais recente ao menu de Rally Arcade Classics. que recebe eventos semanais e mensais, onde todos os jogadores competem na mesma pista, com o mesmo carro e condições climáticas, em busca do melhor tempo no placar global.

Chrono: Nesta modalidade de corrida contra o relógio altamente personalizável, você é quem escolhe o país, pista, carro, horário e condições climáticas para testar sua habilidade.

Uma coisa que gostei muito é que suas provas são curtas, rápidas e com muito apelo para serem jogadas novamente. Você termina uma corridinha e bate aquela vontade de jogar novamente, sempre buscando melhorar seu tempo e dominar o traçado. É um jogo que respeita tanto o espaço de armazenamento do seu SSD (apenas 10 GB) quanto a bateria do seu Steam Deck. Os requisitos de sistema são modestos, o que é ótimo para jogar no portátil.

Rally Arcade Classics está disponível para PC.

Pablo Raphael produz conteúdo sobre jogos e cultura nerd/geek desde quando isso não era tão legal assim. Fã de RPG de mesa, live games, quadrinhos independentes e cerveja artesanal.

Publicar comentário

You May Have Missed