Virtua Fighter 5 R.E.V.O. atualiza jogo de luta e abre caminho para a sequência
Virtua Fighter é uma franquia de luta que sempre me encantou: desde quando vi as primeiras telinhas do jogo original nas páginas das revistas de games dos anos 1990, com seus lutadores poligonais em arenas tridimensionais, ou a primeira vez que joguei o fliperama. Havia algo de mágico naqueles personagens, no peso de seus golpes e movimentos, que é difícil de descrever. Mesmo depois, quando Tekken e outros jogos 3D se estabeleceram, e a série ganhou visuais mais detalhados e realistas, seu estilo técnico de combate garantiu um lugar especial para a série de pancadaria do estúdio AM2 no meu coração, com destaque para a edição Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown, de PS4.
Assim, não tinha como não me animar quando Virtua Fighter 5 R.E.V.O. foi anunciado em novembro do ano passado. O jogo de luta já tinha recebido atualizações grandes ao longo dos anos e R.E.V.O. é uma versão baseada em Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown, que chegou ao PlayStation 4 em 2021, comemorando os 60 anos da Sega. Com várias melhorias técnicas, o novo game marca a estreia de Virtua Fighter 5 no PC. De fato, Virtua Fighter 5 R.E.V.O. atualiza a série de pancadaria e abre caminho para o próximo jogo, cuja produção também foi revelada recentemente, com direito a um vídeo conceito do projeto divulgado na CES em janeiro.
Essa versão usa o mesmo motor gráfico da franquia Like a Dragon – como Pirate Yakuza in Hawaii, que chega em breve para PC e consoles – e foi feita em colaboração entre o Ryu Ga Gotoku Studio e a AM2 e inclui boa parte do conteúdo adicional (trajes alternativos, basicamente) lançados para Ultimate Showdown, como os trajes de 30 anos de aniversário da franquia Virtua Fighter, os modelos de personagem de Virtua Fighter 1 e 2 e os trajes inspirados em personagens de Yakuza/Like a Dragon (meus favoritos)!
O que há de novo em Virtua Fighter 5 R.E.V.O.?
Virtua Fighter 5 R.E.V.O. traz 18 lutadores, incluindo o chefão Dural, modos de treino, arcade e principalmente, versus. Há opções de luta local ou online, com partidas casuais e ranqueadas, além de um modo de torneio. Na tela inicial, você pode assistir lutas que estão rolando entre outros jogadores, mudar os trajes dos lutadores e personalizar seu painel de jogador com títulos que são desbloqueados conforme sobe no ranking, termina partidas no modo arcade e por aí vai.
Entre as novidades da edição R.E.V.O. se destacam os gráficos do jogo, aprimorados para a resolução 4K, que junto com a taxa de 60 quadros de animação por segundo, deixam Virtua Fighter 5 crocante e muito bonito. Também foram adicionados novos movimentos e combos para todos os lutadores, o que vai agradar os veteranos calejados que já dominam o jogo original.
Para os veteranos e jogadores mais dedicados de games de luta, a maior adição é a adição do rollback netcode para as lutas online o balanceamento dos personagens. Trata-se do primeiro balanceamento em muitos anos e o resultado é excelente, com partidas bastante técnicas, especialmente em duelos offline, onde o lag não é um fator disputando contra as habilidades dos jogadores.
Mesmo sem crossplay com a versão Ultimate Showdown – que também foi atualizada! – é bem fácil encontrar jogadores para partidas online, tanto no modo casual quanto no ranqueado. Devo ter jogado umas 30 partidas no primeiro dia e mesmo perdendo a maioria delas, me diverti bastante! Ah, e o jogo roda muito bem no Steam Deck, com as configurações de fábrica. Porém, para partidas online, é sempre melhor jogar no desktop, com a internet cabeada.
Jogo de luta que privilegia a habilidade

Em Virtua Fighter 5 R.E.V.O., você usa três botões e o direcional para controlar o lutador escolhido: um botão para soco, outro para chute e outro para defesa. Combinações de direcional com estes botões e com sequências de botões resultam em golpes e combos únicos de cada personagem, em lutas bastante intensas em que a técnica é recompensada mais do que o pressionar frenético de botões. Saber se defender é muito mais vantajoso do que tentar ser sempre mais rápido nos acertos do que o oponente. Vence quem ganhar mais rounds, mas também dá para jogar o rival para fora da arena em alguns estágios.
Cada lutador e lutadora traz seu próprio estilo de arte marcial, que vai desde karatê e judô até pro-wrestling, sumô e Muay Thai, além de uma boa diversidade de escolas de kung fu. Com a física excelente do game, as técnicas marciais são demonstradas de forma realista – levando em conta se tratarem de lutadores habilidosos com preparo altíssimo, é claro – e você sente o peso dos golpes e o impacto dos acertos.
No modo Arcade, você tem oito lutas e uma fase bônus depois da final em que enfrenta Dural, um chefe robótico que lembra o T-1000 de Exterminador do Futuro. Essa máquina de matar pode adotar as técnicas de qualquer um dos lutadores, mudando em cada round. Essa luta bônus é a verdadeira final da campanha e não tem a opção de Continue – é vencer ou perder.
Virtua Fighter 5 sempre foi um jogo de luta 3D que, mesmo diferente dos concorrentes, seguiu a máxima do gênero de pancadaria: fácil de jogar e difícil de dominar. O jogo vai sempre recompensar lutadores mais técnicos e recomendo praticar bastante seja no modo de Treino ou no modo Arcade, para aumentar suas chances nas partidas online – onde os jogadores vão passar a maior parte do tempo, como dá para perceber até mesmo pelas conquistas do jogo no Steam: a maior parte delas é desbloqueada ao ‘farmar’ uma boa quantidade de partidas online.
Virtua Fighter 5 R.E.V.O. está disponível para PC, via Steam.
Publicar comentário