Fountains é um jogo Soulslike em pixel art que você deveria experimentar

Se tem um gênero “moderno” de jogo que combina muito bem com aquele visual retrô dos jogos em pixel art, para mim é o tal do Soulslike. Talvez porque clássicos de ação e aventura como os Legend of Zelda do Nintendinho tivessem uma pegada parecida, ou porque o visual minimalista nos permite focar nas mecânicas de combate precisas sem distrações demais… são vários motivos, mas se você concorda com essa ideia, saiba que Fountains é um jogo Soulslike em pixel art que você deveria experimentar!

Produção independente de John Pywell, Fountains leva o jogador para um mundo antigo e labiríntico, cheio de segredos em grandes fases interconectadas. Nesse RPG de ação, você está em busca da Fonte da Juventude, jogando como um estranho encapuzado, o Usurpador, aprisionado por um regime tirânico. Ou seja, tudo no mundo vai estar contra você e ninguém estará muito disposto a estender a mão ou explicar alguma coisa. Tudo certo, afinal Fountains é um jogo Soulslike, e essa é a premissa de praticamente todos eles.

Fountains se diferencia de outros games do gênero pelo visual em pixel art muito bem elaborado, que transmite não só a sensação de se desbravar essa enorme masmorra entrelaçada, mas também traz criaturas únicas e movimentação fluida, detalhes que mantém o jogador interessado em continuar explorando e lutando contra as forças do Perpétuo, o tirano responsável pela sua prisão.

Fountains é um jogo Soulslike?

O sistema de combate começa bem simples, com golpes rápidos e fortes, rolamentos para escapar dos ataques do inimigo e aos poucos, vai ganhando sofisticação, com a descoberta de novos itens, poderes e outras melhorias.  Também há um sistema de ‘bonfires’, que aqui são fontes de água, mas funcionam exatamente como o esperado: ao usá-las, você descansa, aprimora suas habilidades, recarrega seus frascos de cura e os inimigos voltam à vida. Morrer resulta em perda de pontos de experiência que precisam ser recuperados no local da morte… ou seja, os elementos principais do gênero estão lá, fique avisado. Mas Fountains é um jogo Soulslike que traz também muitos elementos do gênero “Metroidvania”, então prepare-se para ir e vir por seus labirintos várias vezes, conforme adquire formas de prosseguir por passagens antes intransponíveis. A forma como esses mapas são interconectados é o grande charme do jogo, que estimula bastante a curiosidade do jogador em sua busca por tesouros e aventura.

Fountains é um jogo Soulslike que tem uma boa variedade de biomas e inimigos
Fountains tem uma boa variedade de inimigos e biomas para explorar

Eu recebi uma cópia de Fountains para testar antes do lançamento e pude explorar bastante o jogo, que me surpreendeu pelo tamanho e criatividade do design da masmorra. Há uma boa variedade de bioma e criaturas, desde vermes e insetos até algumas feras bem grandes. Quando você chega nas áreas mais ‘civilizadas’, vai se surpreender pelo nível de detalhes nas construções enquanto enfrenta os bandos de mortos-vivos que habitam o lugar.

Eu joguei principalmente no Steam Deck e embora o jogo não apareça ainda com o selo de Verificado, roda muito bem no portátil híbrido da Valve, até por não pedir nenhuma máquina da NASA, muito pelo contrário. Ocupando apenas 1 GB de espaço em disco, Fountains é um jogo Soulslike que você sempre pode carregar por aí.

Fountains está disponível para PC, via Steam e Epic Games Store.

Pablo Raphael produz conteúdo sobre jogos e cultura nerd/geek desde quando isso não era tão legal assim. Fã de RPG de mesa, live games, quadrinhos independentes e cerveja artesanal.

Publicar comentário

You May Have Missed