Nikoderiko é um jogo de plataforma colorido e divertido

Inspirado em clássicos como Donkey Kong Country e Crash Bandicoot, Nikoderiko: The Magical World é um jogo de plataforma que oferece o que há de melhor no gênero, com protagonistas carismáticos, estágios coloridos e desafios criativos para testar as habilidades dos jogadores.

No jogo da VEA Games, os jogadores assumem o controle de Niko e sua companheira Luna, dois heróis felinos que se aventuram por fases desenhadas ao estilo 2,5D, cheias de plataformas e caminhos labirínticos, participam de altas perseguições e enfrentam chefões para livrar a ilha onde moram do terrível Barão Grimbald.

São sete mundos para explorar em busca de tesouros escondidos e o jogo capricha na variedade dos seus estágios: Nikoderiko é um jogo de plataforma que não esconde a inspiração nos clássicos, mas faz isso da melhor maneira, com muita qualidade. Do Mar Seco até a gelada Nevelândia e a Floresta Mágica que dá nome ao jogo, cada mundo é cheio de colecionáveis e caminhos alternativos escondidos, o que estimula o jogador a voltar para mais algumas partidas, mesmo depois de completar o estágio pela primeira vez.

Assim como Crash Bandicoot, Nikoderiko é um jogo de plataforma que alterna entre a visão lateral e a câmera por trás dos personagens
Assim como Crash Bandicoot, Nikoderiko é um jogo de plataforma que alterna entre a visão lateral e a câmera por trás dos personagens

Assim como Mario tem seu companheiro dinossauro Yoshi, os heróis de Nikoderiko contam também com a ajuda de seus aliados animais, que servem como montaria e oferecem novas habilidades para lutar contra os soldados de Grimbald. Há um javali, um sapo, um cavalo-marinho e meu favorito, Dino, o dinossauro que arremessa os inimigos para longe.

Jogadores acostumados com outras franquias de plataforma podem perceber que há referências visuais frequentes à Crash Bandicoot e Donkey Kong, além de elementos de outros jogos como Rayman e Spyro. É simpático, mas seria legal ver os desenvolvedores apostarem menos nas referências ao passado e mais na novidade de The Magical World. Um ponto que vale ser destacado em Nikoderiko é a trilha sonora, composta por David Wise, músico veterano do gênero. Wise assina faixas em jogos como Yooka-Laylee, Viva Piñata: Pocket Paradise e Battletoads, mas os fãs de jogos retrô o conhecem mesmo pelas músicas da série Donkey Kong Country.

Nikoderiko é um jogo de plataforma difícil?

Um elemento que divide os jogadores quando o assunto são jogos de plataforma é a dificuldade. Tem quem adore o desafio e jogue por isso mesmo, mas outras pessoas acabam se afastando de “platformers” justamente pela curva de dificuldade muitas vezes injusta. Dito isso, fica a questão: Nikoderiko é um jogo de plataforma difícil ou não?

Seus sete mundos oferecem trinta e cinco estágios e devem levar entre nove e doze horas para serem completados, dependendo da habilidade do jogador e de sua vontade de vasculhar cada canto em busca de colecionáveis. Curiosamente, é um jogo que fica mais fácil jogando sozinho do que em modo cooperativo, mais por problemas com a câmera ao jogar em dupla do que por design do jogo.

Nikoderiko: The Magical World está disponível para PC e chegou recentemente aos consoles PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente oferecida pela VEA Games.

Pablo Raphael produz conteúdo sobre jogos e cultura nerd/geek desde quando isso não era tão legal assim. Fã de RPG de mesa, live games, quadrinhos independentes e cerveja artesanal.

Publicar comentário

You May Have Missed