Marvel’s Avengers surpreende com ação e variedade
Quando vi o anúncio do jogo dos Vingadores na E3 deste ano, minha reação foi parecida com a de muitos fãs dos heróis da Marvel: poxa, eles não se parecem com os heróis do cinema! E cadê o gameplay? Fiquei desapontado com o jogo e ele saiu do meu radar… até que joguei a demo na BGS 2019. Devo dizer: Marvel’s Avengers surpreende com ação e variedade.
A demo da Brasil Game Show se passa no mesmo trecho exibido na conferência da Square Enix durante a E3, ou seja, é bem o começo da aventura: os Vingadores estão celebrando o A-Day (Avengers Day) em San Francisco quando um bando de vilões ataca o porta-aviões voadora da SHIELD. Sobra para os super-heróis resolver a bagunça.
Jogando com os Vingadores
Na demo, você controla cada um dos Vingadores separadamente. Os movimentos básicos são os mesmos para todos: golpes fracos, golpes fortes e esquivas, além de estilosas finalizações quando o inimigo está com pouca vida ou confuso bem ao estilo que foi popularizado por Batman: Arkham.
Eu curti muito o fato de que embora os comandos básicos sejam os mesmos para todos, cada um tem uma pegada distinta, que você sente no combate e na movimentação, além, é claro, dos poderes únicos, tanto os “Ultimate” quanto certas vantagens como o voo do Thor e do Homem de Ferro, os agarrões do Hulk e assim por diante.
Jogar com Thor é bem divertido, principalmente por causa do Mjolnir. Você pode arremessar o martelo contra inimigos e chamá-lo de volta a qualquer momento, acertando mais oponentes no retorno. Também dá para prender adversários nos cantos com o martelo – é só não puxar o Mjolnir de volta, o inimigo não vai conseguir se libertar.
Thor também voa e dá uns golpes bem poderosos, além de destruir obstáculos pelo caminho com o Mjolnir. Seu super-poder final dispara um cone de raios que causa dano elevado em vários oponentes de uma só vez.
Com o Homem de Ferro, a ação é mais aérea, com trechos de perseguição voadora e disparos de energia. Confesso que não sou muito fã desse tipo de ação e talvez por isso tenha gostado menos de jogar com o Latinha do que com outros personagens. O “Ultimate” dele é bem divertido, disparando um feixe de energia que pode ser controlado para detonar múltiplos oponentes.
Depois dele foi a vez do Hulk. O gigante esmeralda é capaz de agarrar oponentes e usá-los para golpear os outros inimigos, arremessar veículos e de correr pelas paredes, o que permite atravessar trechos complicados de terreno e saltar longas distâncias.
Ele também golpeia os inimigos caindo do alto, causando dano de área. O “Ultimate” do Hulk é um tapão que arremessa múltiplos adversários para longe com a onda de choque. Não sei vocês mas eu gostaria de algo mais “esmagador”.
O Capitão América foi um dos personagens que mais curti, pois suas mecânicas de combate são bem parecidas com a do Batman nos jogos da série Arkham, mas com movimentos muito mais rápidos e estilosos, que lembram o Capitão da série de luta Marvel vs. Capcom. Seu “Ultimate” envolve jogar o escudo para atingir vários adversários em sequência.
A última personagem controlável da demo foi a Viúva Negra. Toda a sequência controlando Natacha foi coreografada em alta velocidade, com a agente lutando no ar contra o vilão Treinador, até que ambos aterrizam sobre a Golden Gate para uma luta final.
Mesmo essa parte da luta é roteirizada: você fica parado com a Viúva Negra no meio da ponte e deve esquivar do Treinador e acertar o jetpack nas costas dele. Faça isso algumas vezes e ele vai tombar, daí é só partir para cima numa luta rápida mas bem divertida. A Viúva Negra é ainda mais ágil do que o Capitão América na hora de distribuir socos e pontapés.
Mais personagens!
A demo acaba com a queda do porta-aviões voador da SHIELD e, no meio da correria do público, a câmera pega bem na cara de uma garotinha de uns 12 anos de idade, usando uma camiseta da Capitã Marvel.
Eu estava bem por fora dos anúncios mais recentes da Square Enix, e PIREI de emoção porque reconheci na hora Kamala Khan, a Miss Marvel, pensando que era só um “easter egg” da minha heroína adolescente favorita. Imagine como fiquei quando soube que a Miss Marvel será um personagem jogável na campanha de Marvel’s Avengers.
Design bem variado
O que mais gostei na demo do jogo dos Vingadores é a variedade do game design: cada trecho da demonstração foi desenhado para o herói que eu estava controlando, afinal, é a parte inicial do jogo e deve fazer as vezes de tutorial na versão final.
A transição de um herói para outro faz com que toda hora você esteja fazendo coisas diferentes ou pelo menos espancando os inimigos de maneiras diferentes.
Por falar neles, na demo já deu para notar que existem diferentes tipos de soldados adversários, alguns equipados com armas de fogo, outros com escudos, alguns voadores e uns que usam uma espécie de soco-inglês energizado, exigindo diferentes abordagens para cada combate.
Chega em 2020
A demo de Marvel’s Avengers surpreende com ação e variedade, e o game final pode ser ainda melhor, já que a Square Enix tem um bom tempo para aprimorar a experiência – e comparando essa demo com o que foi mostrado no trailer da E3, ela está trabalhando na direção certa!
Marvel’s Avengers sai em 15 de Maio de 2020 para Google Stadia, PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Publicar comentário